terça-feira, 19 de maio de 2009

Os Backyardigans cá em casa!

"Que bicho é esse? Quem são os Backyardigans, a nova paixão das crianças. E por que eles intrigam os adultos?

Backyardigans: um canguru, um pingüim, um alce, um hipopótamo e... o que mesmo?
Quem convive com crianças na faixa dos 2 aos 6 anos dificilmente passa imune a uma atração da TV paga: Os Backyardigans. Em exibição no Brasil desde 2005, esse desenho animado canadense tornou-se um dos carros-chefe da programação do canal Discovery Kids – e deu origem a mais de 300 produtos licenciados, como álbuns de figurinhas, chaveiros e mochilas (sem contar a enxurrada de bugigangas piratas vendidas em camelôs). As crianças (em especial as meninas) ficam fascinadas com os bichos dançantes que protagonizam a série musical. E todos os adultos se perguntam: o que vem a ser, afinal, a criatura lilás com o corpo coberto de bolotas cor-de-rosa que contracena com o alce, o pingüim, o canguru e o hipopótamo da história? A resposta: a personagem Uniqua não é nenhum animal de verdade – nem sequer uma formiga, como crêem muitos –, e sim uma "espécie" a que Janice Burgess, a principal criadora do desenho, deu vida inspirada nela mesma e em seus amigos (convenhamos: deve ser uma gente bem esquisita). Sem sair de casa, os Backyardigans – a palavra significa algo como "turma do quintal dos fundos" – embarcam em altas aventuras. Um episódio típico pode mostrá-los numa viagem imaginária à terra dos vikings e em coreografias moderninhas dignas do cantor Justin Timberlake.Janice Burgess

"Gostamos da idéia de misturar aventuras clássicas com músicas não convencionais", disse Janice Burgess a VEJA na semana passada.
Assim como o Teletubbies, que fez sucesso com crianças pequenas nos anos 90, Os Backyardigans é milimetricamente pensado para prender a atenção dessa faixa etária. Um elemento essencial, por exemplo, é a repetição. Nessa etapa de desenvolvimento, é esse o modo pelo qual as crianças pequenas aprendem conceitos e refinam sua linguagem. O que explica por que gostam tanto de ver e rever uma cena incontáveis vezes. "Só a partir dos 7 anos a repetição deixa de ser necessária e a criança sente mais autonomia para aprender sozinha", informa a pedagoga Maria Ângela Barbato Carneiro, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O colorido e as histórias que dão asas à imaginação também são importantes. Bem como a música e a dança, é claro. Para fazer os bichinhos dar aqueles passinhos, a produtora canadense Nelvana, criadora do desenho, conta com o apoio de bailarinos de carne e osso. "Filmamos as pessoas dançando e depois recriamos os movimentos no computador", diz a produtora Janice.
O desenho tem lá algum caráter educativo. Mas o que chama atenção é que segue a tendência multicultural que tomou conta das atrações infanto-juvenis nos últimos tempos. Em suas aventuras, os personagens usam trajes típicos de diversos povos ao redor do planeta, por exemplo. A paixão pelos Backyardigans deve chegar a seu ápice em julho, quando a turnê latino-americana de um musical com atores fantasiados como os bichos fará escalas no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Há planos de levar o espetáculo também para Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte", afirma Marina Bertolozzi, porta-voz da empresa que promove o evento."Extraído da revista Veja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu assisto todos os dias os the backydygardys faz parte da minha infancia tenho vontade de ser crianca de novo.toda vez que acaba choro por que eu quero assistir de novo.os the backydygardys incentivam as criancas brimcarem com a imaginacao aonde as pessoas se aventuram e descobrem coisas novas,e um desenho educativo que influencia as criancas descobrirem o porque das coisas,descobrir o mundo a trajetoria de vida e se aventurar na ficcao da imaginacao que fazem as pessoas refletir um pouco sobre seus atps,atitudes,o modo de agir.acho legal brincar e imaginar coisas que existem e podem tornar realidade.o desenvolvimento ajuda as pessoas comprenderem a fazer o certo ser criativo,aprender coisas novas e aproveitar a vida enquanto e cedo.tudo que as pessoas fazem elas registram na memoria e lembrancas serve para fornecer criatividade.o importante e a amizade e essa grande aventura que eles explloram a cada da dia.para janice.