sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"O Cirquinho de Luísa" e "O Bebê e o Mar" no Mês das Crianças em Cuiabá e no final de Outubro estreia no Rio de Janeiro.


Medo - the scared song


Como é designado o medo?: "O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.
O medo pode se transformar em uma doença (a Fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de restruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada." Isto segundo a Wikipedia.
No site Vila Equilibrio explica-se assim:"Todos sabemos que o medo é uma reação protetora e saudável do ser humano. O medo "normal" vem de estímulos reais de ameaça à vida. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo. Mas e quando tudo tem causado medo e não conseguimos agir?"
Para mim o pior medo e o que pode atacar sem ser detetado é o medo de nós mesmos. O medo nos trava, nos congela de forma a não arriscarmos. Arriscar como fazíamos quando eramos adolescentes e só havia na nossa cabeça uma opção na vida: arriscar sempre e sem dó, mesmo sabendo das consequencias de nossos atos pueris.
Quando amadurecemos o "arriscar" torna-se, por um lado, algo calculado (meticulosamente programado), por outro, algo ao qual não conseguimos escapar...simplesmente acontece! Arriscamos porque já temos bagagem para isso e nada nos pode parar. Mas se deixarmos que algo nos pare, esse algo será devastador.
Muitos fatores nos levam a ter medo de agir, é necessário afastar esse medo e seguir em frente porque temos de nos lembrar, temos de escrever em cartazes e espalhar pela casa toda: sou capaz.
Vivemos na nossa ilha: nosso paíz, nossa rua, nossa casa, nossa família e os laços e entrelaços com outras pessoas.
Desde que cheguei nessa ilha que sinto algo acontecer: se no início me sentia dona dela mas não me sentia livre, nesse momento me sinto em casa e me sinto dona do mundo. Quem ler esse texto pode pensar que divago muito mas são só metáforas para poder me expressar sem correr riscos: algo que a idade me ensinou.
Mas o medo é como uma música que odiamos e que não sai do nosso ouvido. No mês de Agosto não escrevi, nem postei coisa nenhuma do meu agrado, refugiei-me na minha concha. Fiz muitas coisas: fiz planos, pesquisei, refleti e tracei centenas de caminhos a percorrer a nível profissional e pressoal. Foi produtivo mas o medo me consumiu, esse medo do tempo, das pessoas, de possuir ou não possuir alguma coisa, de desejar, de mim mesma. Enfim, uma espécie de crise da idade adulta.
Às vezes parece tudo difícil e nós próprios temos de cair na realidade e descobrir que somos capazes de resolver seja o que for. É preciso ter ideias firmes e esquecer a sociedade que pode julgar.Aliás se pensarmos no julgar já nos estamos a julgar antes dos outros o fazerem.E é vital.
Eis uma sas melhores músicas de sempre: Scared Song da Meredith Monk que pode ser ouvida no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mFMEfWCDXmQ

Eu ouvia-a quando eu tinha uns 13 ou 14 anos, ainda adoro! Principalmente porque marcou uma época de decisões importantes e o início do "Teatro Físico" no meu planeta. Foi uma amiga que me apresentou Meredith Monk.Se o medo fosse como a "música do medo" da Meredith Monk, seria o paraíso nos nossos ouvidos.